sábado, 24 de maio de 2014

A VILA DU MEU PASSADU...

                                            foto da net.

Fui antonti lá na vila
Que morei quandu minina
Matá as minha sodadi.
Mas tá tudu tão deferenti
Inté a casa da genti
Mudô de indentidadi...
Num é mais a casa do Zé
Virô hotér du Tomé
Cum picina di verdadi!
O açogui que nóis comprava
Tamém alí já num tava
Ninhum tijolu de pé...
O granfinu que comprô
O açogui adirrubô
E montô um tar "café"!
A vendinha du Divinu
Dondi nóis runia os primu
Pra bebê uns guaraná...
Sumiu cumu a fumaça
É restoranti de praça
Naquele memu lugá!
O marzém da Julieta
Que vindia in cardeneta
Agora é supmercadu dus bão...
Só entra neli genti rica
Pobri de fora é que fica
É nu chequi o nu cartão.
O disinfiliz que comprô
Do jeitu das europia amontô
Vi falá que é alemão!
A igreja num aderrubaro
Dexaru nu memu lugá
Mais mexero... aumentaro
Tem hora inté pra intrá!
Dobrei tininu a isquina
Nu carrerão de minina
Pra vê minha iscola incantada...
Carquei meu oiá foi num prédio
Cunhecí intão o tar "tédio"
Cás pestana alevantada!
O que dimais me apoquenta
Que os meu miolu isquenta
É sabê que eu vortei...
No lugá do meu passado
Vivinhu na menti guardado
E lá num mais me incontrei!
Alcione.

7 comentários:

  1. Lindo amiga. Parabéns. Lindo também teu blog. Gostei muito. Voltarei. Bom final de semana. Bjos

    ResponderExcluir
  2. O que de mais interessante tem este delicioso texto é a particularidade de ser quase uma especie de diálogo entre o passado e o presente, entre o que era e o que é, entre o que era bonito no passado e agora também não desagrada! Só não é maior o meu espanto por conhecer já a forma do dialeto!
    Obrigado, gostei da visita e da reportagem! Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, amigo José Monteiro!
      Agradecida fico pela sua leitura e comentário.
      É bom saber que consegui passar com fidelidade os meus sentimentos...
      Um grande abraço e espero esteja sempre presente nos futuros textos.
      Meu carinho.

      Excluir
  3. Alcione, amiga querida. Que lindo! Tão real que eu me senti ao seu lado acompanhando a visita. Você não pode nos deixar sem esse seu jeito tão peculiar, tão mineiro, tão brasileiro de escrever. Abração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amigo J.F.
      Foi por conta do seu pedido que voltei a ativar o blog... Já estão prontos quatro.
      Espero em todos a tua presença.
      O que fortalece a vontade de brincar com as palavras, é exatamente isto,saber que do outro lado há alguém que te lê, que vibra e entra no texto.
      Obrigada , de coração. Vou te enviar o anterior....e, aguarde o próximo que também está quentinho...saído do forno já!
      Forte e carinhoso abraço.

      Excluir
  4. Esta cena foi novidade há 2 ano! Bom dia, Alci !

    Fui antonti lá na vila
    Que morei quandu minina
    Matá as minha sodadi

    hoji pirdi u camin prá lá
    Tenhu medu di pede...

    Vai não Alci!

    ResponderExcluir