sábado, 31 de maio de 2014

PROFECIA

                                 FOTO DA NET.

                         
E A MININA NUS BRAÇU ELE PEGÔ
E FALÔ DIVAGÁ SEM VACILÁ:
ELA VAI SÊ MINHA MUIÉ
PASSE OS ANO QUE PASSÁ...

Na frô da sua idade
Meu amigo se casô
E pra sua felicidade
De treis  fia pai tornô.
A impregada Maria
Foi quem delas bem cuidô
Dispois das minina moça
Tamém Maria imprenhô.
Naceu dela uma minina
De pele arva e fina
Oinhu azú cumo o quê!
Eu cunhecedô   da  história
Arregistrei  na  memória
Vô contá ela pro cê.
Meu amigo pegô no colo
A minina que nacia
Falô oianu pra mãe
Vô casá cum tua fia...
Passe os ano que passá
Pur ela eu vô isperá
Vai sê minha ela um dia!
Cum o passá do tempo
Da muié divorciô
Ôtras nova parecêro
Cum elas amaziô.
E ansim ele foi ino
Cuma ô côtra siguino
Cum mais ninguém fixô..
Cumpretava sessenta e cinco
Condo argúem lhe cunvidô
Pra sê o seu padim
Num concurso , que ganhô.
Dispois da noite de festa
Foi cum beju que selô
O início do romance
Que ele profetizô
Dizoito ano passado
Quando no dia marcado
Ela no mundo  chegô!
Alcione.

3 comentários:

  1. Uau!!! Você está colecionando tudo isso para publicar em livro, né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá J.F..... Sim meu amigo.Tenho feito o registro de todas na Biblioteca Nacional e futuramente pretendo publicá-las em livro. Se vou ter um número razoável de leitores, não sei... mas o minerêis não deixarei morrer! rsrrssrr...Obrigada pela leitura!

      Excluir
  2. Queria que ficasse bem claro, nada sei do dialeto mineiro e tudo o que escreva é exclusivamente o meu sentir!

    Disse uma vez à autora que achava esta forma de falar e que a Alcione deve fazer um grande esforço para reproduzir em palavras aquilo que era só oralidade e que era de certo modo parecida com os dialetos falados em Luanda, pelo menos uns quatro: o kikongo, o kimbundo, o bailundo e um outro que não recordo!

    Mas o que a autora nos traz, não é só um vocabulário próprio e que seria possivel organizar alfabeticamente! Ela dá-nos a conhecer, não apenas a sonoridade da linguagem, através da reprodução gráfica do texto, mas muito mais que isso, é a história nuclear da forma como um certo grupo de trabalhadores seguia a forma de seus antepassados do feudalismo, em que a linhagem era tida em conta e se sobrepunha a tudo! Na maioria da África o casamento tem um valor que de algum modo é definido: o pagamento em gado pelo noivo aos pais da noiva! Nas roças mineiras parece que havia uma posse mal a criança nascia sem outra recompensa! Pode faltar este pormenor! E em outras zonas do mundo a criança-mulher quando nasce já tem um noivo destinado!

    Gosto não, mas que outra coisa a fazer senão respeitar a história e os hábitos, muitos deles já extintos pela certa!

    Merito grande e que acho devia ser apoiado, por quem não sei, de modo a que fosse feita uma recolha sistematizada da linguagem e da etnologia do Estado de MG. A história do grande país que é o Brasil não começou com a ocupação portuguesa e tambem não com o grito do Ipiranga! É muito mais rica, devia ser muito mais rica, mas apagada e um país sem história é um país abastardado!

    Beijos <3 boa noite e bom domingo!

    ResponderExcluir